Seguidores

quinta-feira, 8 de março de 2007

DIA INTERNACIONAL DA MULHER............


DESABAFO DA MULHER REBELDE


São 7h. O despertador canta de galo e eu não tenho forças nem para atirá-lo contra a parede. Estou TÃO acabada, não queria ter que trabalhar hoje. Quero ficar em casa, cozinhando, ouvindo música, cantarolando até. Se tivesse filhos, gastaria a manhã brincando com eles, se tivesse cachorro, passeando pelas redondezas. Aquário? Olhando os peixinhos nadarem. Espaço? Fazendo alongamento. Leite condensado? Brigadeiro. Tudo menos sair da cama, engatar uma primeira e colocar o cérebro para funcionar. Gostaria de saber quem foi a mentecapta, a matriz das feministas que teve a infeliz idéia de reivindicar direitos à mulher, e por quê ela fez isso conosco, que nascemos depois dela. Estava tudo tão bom no tempo das nossas avós, elas passavam o dia a bordar, a trocar receitas com as amigas, ensinando-se mutuamente segredos de molhos e temperos, de remédios caseiros, lendo bons livros das bibliotecas dos maridos, decorando a casa, podando árvores, plantando flores, colhendo legumes das hortas, educando crianças, freqüentando saraus...

A vida era um grande curso de artesanato, medicina alternativa e culinária. Aí vem uma fulaninha qualquer que não gostava de sutiã, tampouco de espartilho, e contamina várias outras rebeldes inconseqüentes com idéias mirabolantes sobre "vamos conquistar o nosso espaço". Que espaço, minha filha? Você já tinha a casa inteira, o bairro todo, o mundo ao seus pés. Detinha o domínio completo sobre os homens, eles dependiam de você para comer, vestir, e se exibir para os amigos..., que raio de direitos requerer? Agora eles estão aí, todos confusos, não sabem mais que papéis desempenhar na sociedade, fugindo de nós como o diabo da cruz.

Essa brincadeira de vocês acabou é nos enchendo de deveres, isso sim. E nos lançando no calabouço da solteirice aguda. Antigamente, os casamentos duravam para sempre, tripla jornada era coisa do Bernard do vôlei - e olhe lá, porque naquela época não existia Bernard e, se duvidar, nem vôlei. Por quê, me digam, por quê um sexo que tinha tudo do bom e do melhor, que só precisava ser frágil, foi se meter a competir com o "macharedo"? Olha o tamanho do bíceps deles, e olha o tamanho do nosso. Tava na cara que isso não ia dar certo.

Não agüento mais ser obrigada ao ritual diário de fazer escova, maquiar, passar hidratantes, escolher que roupa vestir, que sapatos, acessórios, que perfume combina com o meu humor, nem de ter que sair correndo, ficar engarrafada, correr risco de ser assaltada, de morrer atropelada, passar o dia ereta na frente do computador, com o telefone no ouvido, resolvendo problemas. Somos fiscalizadas e cobradas por nós mesmas a estar sempre em forma, sem estrias, depiladas, sorridentes, cheirosas, unhas feitas, sem falar no currículo impecável, recheado de mestrados, doutorados, e especializações. Viramos supermulheres, continuamos a ganhar menos do que eles.

Não era muito melhor ter ficado fazendo tricô na cadeira de balanço?

Chega!, eu quero alguém que pague as minhas contas, abra a porta para eu passar, puxe a cadeira para eu sentar, me mande flores com cartões cheios de poesia, faça serenatas na minha janela - ai, meu Deus, 7h 30min, tenho que levantar!, - e tem mais, que chegue do trabalho, sente no sofá, coloque os pés para cima e diga: "meu bem, me traz uma dose de whisky, por favor?", descobri que nasci para servir. Vocês pensam que eu estou ironizando? Estou falando sério! Estou abdicando do meu posto de mulher moderna...

Troco pelo de Amélia. Alguém se habilita?
Autor anônimo

8 comentários:

LECY EBERHARDT disse...

Oi amiga!
Parabéns pelo nosso dia!
Gostei muioto do seu novo blog, vou linkar tbém tá!

Receba é de coração!
............. ./ \ ...... Uma flor para
............. / .\. \.....alegrar o teu dia...
........... / . . \ ..\ ... para perfumar
......... / . . . `\ ..\ . a tua alma...
........ |. . . . . |. ..| . encher o...
......... \ . . . ./ . ./ .. teu coração...
........... `=(\ /.=` ..de Amor...
............. `-;`.-' .....Para te alegrar...
................-||_"
................ || _.-'| .Uma flor para
............. ,_|| \_,/ ..te mostrar o mundo
........ , ..... \|| .' .....pleno de Amor,
....... |\ |\ ,. ||/ ......Felicidade,
.... ,..\` | /|.,|Y\, ....Amizade,
..... '-...'-._..\||/ ......Carinho
......... >_.-`Y| .......e Paz!
.............. ,_|| .......Uma flor para
................ \||.......te desejar
................. || .......tudo de bom...
................. || ....... Beijos!
Lecy

Meu Destino disse...

Querida amiga,

em primeiro lugar, parabéns! Afinal hoje é o "Dia Internacional da Mulher", aquele dia em que as pessoas mais distraídas e desatentas são obrigadas a reconhecer quanto tempo a humanidade perdeu por ter excluído as mulheres dos foros de decisão social e política.
É claro que muitas mulheres lutaram para que este avanço ocorresse e há célebres exemplos históricos. Mas, neste dia especial, quero referir-me especialmente a ti, em quem reconheço esta fibra capaz de desestruturar padrões anacrónicos com o propósito de estabelecer parâmetros sociais mais justos, e igualdade de condições como trabalhadora e cidadã.
Se todas as mulheres fossem iguais a ti, tenho a certeza de que estas mudanças (que ainda não se completaram) teriam ocorrido de uma maneira muito mais rápida e, hoje, viveríamos num mundo mais justo e equilibrado, onde esta data já não faria sentido, visto que as mulheres devem ser homenageadas todos os dias, com manifestações de respeito, reconhecimento, agradecimento e - por que não? - carinho.
Por vislumbrar em ti o exemplo de uma grande mulher, perceber em ti a "garra" necessária para que possamos, juntos, transformar a nossa sociedade em algo mais justo e belo, é que te escrevo esta carta e te desejo o melhor, não apenas hoje, mas sempre!

Com afectuoso respeito
Helena

Vânia Dias disse...

Oi
FELIZ DIA DA MULHER!!!!
bjss
Vânia

Kátia Moreira disse...

A Beleza de uma mulher não está nas roupas que ela usa, na imagem que ela carrega, ou na maneira que ela penteia os cabelos.
A Beleza de uma mulher tem que ser vista à partir dos seus olhos, porque essa é a porta para o seu coração, o lugar onde o Amor reside.
A Beleza de uma mulher não está nas marcas do seu rosto.
Mas a verdadeira Beleza numa mulher está refletida na sua alma, está no cuidado que ela amorasamente tem (pelos outros), a paixão que ela demonstra.
E a Beleza de uma mulher com o passar dos anos, apenas cresce!

Parabéns para você mulher neste seu dia "Internacional da Mulher"
Pois sabemos que nosso dia não é so hoje, mas sim todos os dias. Que DEUS continue sempre nos abençoando e dando-nos sabedoria em tudo que fazemos.
Beijinjos carinhosos a todas vocês!!!!

Fátima disse...

Um dia de Poesia
Querida AMIGA
nesta data em que todos estão preocupados em ressaltar as batalhas vencidas pelas mulheres no campo profissional, social e dos direitos políticos, eu prefiro ressaltar um outro aspecto, pois considero essas "conquistas" femininas apenas mais uma comprovação de que "a Justiça tarda mas não falha".
Ainda há muito preconceito e injustiça, é verdade, mas com garra e determinação as mulheres de todo o mundo vão obter, em breve, o reconhecimento que efetivamente merecem. Tenho confiança nisso, sinceramente, por confiar no melhor para a humanidade.
Mas como disse antes, prefiro ressaltar um aspecto que, por conta de uma competição fabricada e estimulada pela mídia machista, às vezes parece meio esquecido ou pelo menos relegado a um segundo plano: o Dia da Mulher é um dia de poesia e transcendência, porque não há nada que personifique mais o amor e a criação do que o espírito feminino.
É a mulher que inspira. Porém, mais do que isso é a mulher que gera e cria e, portanto, inspira o Criador a continuar indefinidamente a sua própria Obra. Instrumento maior a serviço de Deus, a mulher sensível e determinada em seus propósitos construtivos e generosos é, e sempre será, o único caminho para a redenção de todos os males do mundo.
Todo o poder às mulheres, sim. Todo o poder a você, minha querida. Pois você é a fonte mais equilibrada de paz, amor, harmonia e Justiça que existe.
Sem contar que, a despeito das roupas que vista ou do perfume que exale, sempre será, dentre todas as criações de Deus, o ser mais belo, charmoso, encantador e misterioso a habitar a face da terra.

Um beijo FATIMA

εïз Andrea Cris εïз disse...

Oi Amiga

    ﻶﻉჱﻶﻉ      ﻶﻉჱﻶﻉ 
  ”ﻶﻉჱﻶﻉ  ﻶჱﻶ  ﻶჱﻶ“  ﻶﻉჱﻶﻉ
 ¨ﻶﻉჱﻶ      ﻶჱﻶ      ﻶﻉჱﻶﻉ
ﻶﻉჱﻶﻉ     Ŧєlίz Ðία      ﻶﻉჱﻶﻉ’
ﻶﻉჱﻶﻉ    Iŋтєrŋαcίσŋαl    ﻶﻉჱﻶﻉ
 ﻶﻉჱﻶﻉ    Ðα Mυlђєr    ﻶﻉჱﻶﻉ
 “ﻶﻉჱﻶﻉ    ßεijσs cσм   ﻶﻉჱﻶﻉ
   ’ﻶﻉჱﻶﻉ  cαriŋђσ   ﻶﻉჱﻶﻉ
     ﻶﻉჱﻶﻉ     ﻶﻉჱﻶﻉ
       ﻶﻉჱﻶﻉ ﻶﻉჱﻶﻉ
         ¨ﻶჱﻶ¨
Andrea

Anônimo disse...

Querida Sandra, seu blog novo está muito interessante.
Amei o desabafo da mulher moderna, é bem assim mesmo que me sinto.
Também quero o posto de amélia.
Isto sim que era vida
beijos...
Zilda Correa

Cristine disse...

Olá Sandra,

muito interessante o desabafo, tem horas que realmente nos sentimos assim. Mas voltar ao posto de Amélia não seria andar um passo para a frente e dois para trás? Acho que a solução, como sempre, está num meio termo e em um bocado de bom-senso, de todas as partes.

Um abraço,

Cristine